Posts

As prévias avançam como marca do Carnaval alagoano

Por Enio Lins 12/02/2026

CONSOLIDA-SE e se expande o Pré-Carnaval em Alagoas, característica que chama a atenção em cidades como Maceió, Marechal Deodoro e Arapiraca, mas não são as únicas nesse rumo. Os 15 dias anteriores ao Carnaval oficialmente dito vão se afirmando como período mais fervente do Reinado de Momo. 

JHC, EM MACEIÓ,
tem apostado corretamente na tradição pré-carnavalesca, agenda na qual é desnecessário falar do Pinto da Madrugada, a maior manifestação de massas foliãs na orla de Maceió sob sol a pino. Uma novidade é que Dinho Vasconcelos, presidente da Liga Carnavalesca, além de comemorar o sucesso das prévias, anuncia para este ano o desfile do bloco “Grito de Jaraguá”, puxado pela Orquestra Classe Frevo, na Terça-feira Gorda, dia 17, a partir das 16 horas, no histórico bairro portuário. E vai aqui um comercial gratuito: quem quiser assistir sentado, mesas podem ser reservadas pelo telefone (082) 98820-0105. Uma inovação a ser prestigiada, como parte da programação oficial do Carnaval. Importante esse reforço na agenda do antigo bairro que crava na Rua Sá e Albuquerque como artéria principal da folia, por onde flui a revitalização dos velhos carnavais, seguindo o modelo de sucesso alcançado no Recife antigo e Olinda, assim como nas ruas e praças cariocas distantes do Sambódromo. Mas voltemos às previas:

JARAGUÁ FOLIA,
criado por Edberto Ticianeli há 25 anos, é um exemplo de projeto independente que deu certo. Assinalo aqui como merecedor de mais apoio, por ser responsável pela ebulição no antigo bairro boêmio na noite da sexta-feira que antecede em oito dias o Zé Pereira. Pela SECOM/Maceió, Eliane Aquino destacou reportagem de Maria Maia sobre a edição 2026: “Frevo, fantasias, animação, segurança e diversão marcaram o Jaraguá Folia, realizado sexta-feira (06), no histórico bairro do Jaraguá, em Maceió. Muito além dos sons e das cores, o evento se consolida como um espaço de resgate da história, da cultura e das tradições do povo alagoano. As ruas históricas do bairro foram tomadas por blocos tradicionais, e por estreantes, mostrando que a folia segue viva e em constante renovação”. A repórter registrou a unanimidade do público no aplauso a característica de que ali só desfilam grupos com orquestras “pé no chão”, sem amplificação sonora, sob frevos e marchinhas. É um momento único, e seu sucesso pode e deve ser ampliado ainda mais.

ANDRÉ BOCÃO,
em Marechal Deodoro, prefeito e folião com vasto currículo folião, acerta em turbinar as prévias, tendo como base a sólida tradição musical do município, detentor de oito orquestras filarmônicas que preservam cotidianamente, em suas aulas de formação, repertórios ricos em frevos e marchas carnavalescas (além dos tradicionais dobrados, lógico). Duas semanas antes do período oficial de Carnaval, começa a folia em eventos como o Baile Municipal, os bailes nas filarmônicas Santa Cecília e Carlos Gomes, o Baile Vermelho-e-Branco, o concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval, e os desfiles de blocos de todos os tipos (inclusive, alguns puxados por trios elétricos).

LUCIANO BARBOSA,
prefeito de Arapiraca, também tem investido nas prévias carnavalescas, como destaca Mônica Nunes, secretária municipal de Cultura, chamando a atenção para o longo histórico na cidade: “No quesito animação de blocos de rua, Arapiraca sempre tirou nota 10. Na década de 60 e 70, que os blocos desfilavam pelo Centro da Cidade; das Micaracas na década de 90 e início dos anos 2000, com os trios elétricos; até a criação do Folia de Rua, em 2001, em gestão anterior do prefeito Luciano Barbosa, as prévias carnavalescas em Arapiraca são conhecidas pela animação e tranquilidade, ideal para amigos e famílias. Em 2026, o Folia de Rua contou com 33 Blocos, incluindo o Tô Seguro e o Bloco da Educação”.

Charges