Posts

Uma quinta-feira deodorense recheada de atrações

Por Enio Lins 13/11/2025

VAI AQUI UM REALCE ESPECIAL para as atrações de hoje na Semana da República de Marechal Deodoro. Por quê? Porque hoje a agenda concentra três expressões culturais com fortes raízes deodorenses: Literatura, Teatro, História, Música.

NESTA QUINTA,
o dia começa dando continuidade às oficinas de formação empreendedora na Sala do Empreendedor, das 8 às 16 horas. Esse programa é mais uma ação que faz parte da política de valorização e dinamização para o Centro Histórico deodorense, embora receba empreendedores de todo município. No período da tarde, às 15 horas, será a vez do roteiro de visitas guiadas “Tour Vivo da Primeira Capital”, iniciando na Casa de Marechal Deodoro em direção ao Museu de Arte Sacra – outra iniciativa direcionada para a multiplicar o poder de atração no núcleo original da Velha Cidade de Alagoas, capital alagoana entre 1817 e 1839.

ESTE DIA 13 PROSSEGUIRÁ
numa sequência de atrações que distribuirá, no período da tarde, cortejos musicais pelas ruas do Centro Histórico. Às 17 horas, no Auditório Divaldo Suruagy, apresenta-se a Orquestra Mirim, formação de reúne jovens músicos deodorenses, numa ideia do prefeito André Luís, executada pela secretária de Cultura, Lívia Alana, selecionando crianças estudantes das várias escolas de música numa banda específica, versada, dentre outras partituras, em frevos. Uma hora antes, no salão de recepção do mesmo auditório, será aberto o Festival Literário, uma versão compacta da FLIMAR, com lançamento de livros pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, e da Quilombada, entidade voltada especificamente para a promoção de livros alagoanos. Nessa festa literária, está confirmada a tarde de autógrafos do livro “Igrejas, Conventos, Cemitérios de Marechal Deodoro”, da arquiteta e restauradora Ana Cláudia Magalhães.

“MARECHAL DEODORO,
a República Nasceu Aqui” é a palestra de Douglas Apratto Tenório, às 18 horas, no Auditório Divaldo Suruagy. A História terá seu maior momento de abordagem nesse momento, a través da explanação de Douglas, vice-Reitor do CESMAC, Doutor e Pós-Doutor em História, pesquisador e escritor - o maior historiador vivo de Alagoas. Na sequência, será a vez da apresentação teatral ao ar livre do monólogo “O Proclamador e Suas Memórias”, com o ator Chico de Assis interpretando Deodoro da Fonseca, no Largo do Convento, defronte à Igreja de Santa Maria Madalena.

ENCERRANDO A NOITE
de História, Teatro, Literatura e Música, entra em cena o tradicional rito musical deodorense de aniversário de suas filarmônicas. Esse ritual se compõe de dois movimentos: antecedendo a data de aniversário de uma Filarmônica local, as demais desfilam pela cidade até a sede da banda aniversariante, onde são recepcionadas e cada banda visitante executa uma peça musical. O rito se completa no dia do aniversário propriamente dito, quando a orquestra aniversariante desfila pelas ruas da Velha Cidade visitando cada uma das coirmãs, retribuindo a homenagem recebida. Como no dia 15 de novembro a Sociedade Musical Carlos Gomes completa 110 anos de existência, a noite do dia 13 foi escolhida para a realização do circuito de visitação. Ou seja, nesta quinta-feira, depois da apresentação de Chico de Assis, encerrando os cortejos musicais programados para a data, seis das sete filarmônicas deodorenses, além da Filarmônica Divina Harmonia (vinda de Arapiraca), se apresentam na Praça Pedro Paulino, defronte à sede da aniversariante.

RESUMO DA ÓPERA:
Hoje será um dia especialíssimo no Festival da República, com alta concentração de atrações, algumas simultâneas – cortejos de maracatus, bandas de pífanos, caminhada dos seresteiros. As agendas para sexta e sábado serão divulgadas amanhã, aqui e nas redes sociais, para não embolar o meio de campo da divulgação de hoje.

Charges