Posts

Daqui a 15 dias: Festival de Música Hermeto Pascoal em Arapiraca

Por Enio Lins 12/11/2025

CONFIRMADO PARA 28, 29, 30 de novembro o Festival Musical Hermeto Pascoal. Esta coluna havia antecipado em 16 de setembro, três dias depois da morte do genial artista alagoano: “Arapiraca, em iniciativa feliz do prefeito Luciano Barbosa, além de dispor de um conservatório com o nome do ilustre filho, prepara uma agenda de homenagens ao gênio cuja certidão de nascimento crava a capital do agreste como sua terra natal”. Em 21 de outubro, aqui se publicou: “em Arapiraca está de vento e popa a construção do Conservatório Musical Hermeto Pascoal. Obra digna da grandeza do homenageado (...)”. Nesse interregno, brotou o Festival.

LUCIANO BARBOSA
, conforme sua característica de estrategista de longo alcance, apostou no valor de um evento permanente, capaz de naturalmente ligar o lugar a uma ideia avançada, capaz de educar e formar público no mais alto nível. E nada mais poderoso e mais amplo, do ponto de vista local, que a herança universal de Hermeto Pascoal. Por tabela, o brilho do gênio albino derramará luz em toda região, realçando artistas arapiraquenses, e de outras plagas das Alagoas. E, em ações casadas com o Conservatório Musical, reforçará o interesse de muito mais gente (de todas as idades) na formação musical. Acertou. Lógico que levará algum tempo para esses objetivos serem alcançados integralmente, mas a permanência é o elemento central nesse rumo – o importante é começar, e começar bem.

ESTA PRIMEIRA EDIÇÃO
, conforme o conceito definido, unirá artistas locais e de outras plagas, gente de prestígio local e gente de prestígio nacional (e internacional). Um dos principais destaques, unindo o municipal ao universal, é Fernando Melo – um dos maiores violonistas do Brasil, nascido e criado em Arapiraca, e que ganhou o mundo nas asas do Duo Fel, em parceria com o paulista Luís Bueno. A dupla se desfez em 2020, depois de 43 anos de trabalho, com cada um optando por seguir carreira solo. Ambos foram eleitos pela revista Rolling Stone para a lista dos 70 maiores violonistas brasileiros.

SAINDO DO FORNO, A PROGRAMAÇÃO 
indica: Dia 28) Cicah Trio, Divina Supernova, Ricardo Lopes Trio, Fernanda Guimarães, Joatan Nascimento, Derico& Clube do Jazz Maceió. Dia 29) Casa da Mata, Júnior Almeida, Janu Gmap, Grupo Armorial de Piranhas, Chau do Pife & Banda + Carlos Malta + Forrozeiros. Dia 30) Gato Negro, Wado, Ítalo França, Barba de Gato, Fernando Nunes Trio, Fernando Melo + Carlos Malta + Chau do Pife + Fábio Pascoal. Os espetáculos serão espalhados em palcos como Tenda Cultural, Casa da Cultura e Museu Zezito Guedes, no Centro Histórico de Arapiraca.

OFICINAS SERÃO REALIZADAS
durante o período do Festival, oferecendo aulas práticas para vários segmentos musicais, conforme aqui antecipado no dia 29 de outubro: “Vivência Musical, com Carlos Malta e Chau do Pife; Workshop de Guitarra, com Ricardo Lopes; Prática de Conjunto, com Félix Baigon e Clube do Jazz; Workshop de Bateria, com Maglione Santos” – esta listagem de cursos poderá sofrer ajustes. Aguardem carta, fiquem atentos ao noticiário especializado e às mídias sociais da prefeitura de Arapiraca.

DANIEL BARBOSA
, deputado federal e um dos principais apoiadores do Festival Hermeto Pascoal, destaca que “a educação faz parte, com destaque, de todas as listas de prioridades, e o Festival manterá este objetivo como permanente, ampliando seu espaço a cada edição”. Paulo Poeta, um dos idealizadores – e produtor – do Festival, alerta que “ótimas novidades poderão surgir de última hora, sem afetar a programação confirmada e anunciada”. Em resumo, coloque na sua agenda: Arapiraca, Festival Hermeto Pascoal, dias 28 (sexta), 29 (sábado) e 30 (domingo) de novembro – imperdível.

Charges