Posts
Tributos arapiraquenses à altura do gigante Hermeto Pascoal
                          LUCIANO BARBOSA, prefeito de Arapiraca, recebeu, na sexta-feira, 24, o músico Fábio Pascoal, filho de Hermeto Pascoal. Em pauta, dois temas: visita às obras do Conservatório Musical Hermeto Pascoal, e o festival de música que homenageia o fantástico artista nascido em Lagoa da Canoa quando o hoje município era distrito arapiraquense.
SOBRE O CONSERVATÓRIO já falamos aqui, no dia 21. Realização extraordinária. Além de visitar o canteiro de obras (80% já executadas), Fábio Pascoal e sua esposa Jeane Pascoal receberam uma apresentação completa do projeto através das autoras, as arquitetas Thamires Leonel e Thaysa Gabriela. Acompanharam a exposição o prefeito Luciano Barbosa; a secretária de Cultura, jornalista Mônica Nunes; os secretários de Gestão e de Infraestrutura, Yale Fernandes, e Roany Izidoro, respectivamente; o vereador Adriano Targino; além dos produtores culturais Paulo Poeta e Mário Marola.
MÕNICA NUNES está no comando da execução do projeto Hermeto Pascoal Arapiraca Festival de Música Universal, idealizado por Paulo Poeta, Félix Baigon, Marola e outros produtores culturais. Planejado para os dias 28, 29 e 30 de novembro, esse festival se propõe a compor a agenda anual, permanente, de eventos arapiraquenses. Esta primeira edição tem o mérito adicional de ser o primeiro acontecimento cultural de porte realizado no Brasil em tributo ao grande músico, apenas dois meses depois de sua despedida, ocorrida em 13 de setembro deste ano.
FÁBIO PASCOAL E O GRUPO MUSICAL que acompanhava Hermeto compõem o alicerce do festival, que terá a participação de convidados vindos de outras plagas e de Maceió, mas cuja participação majoritária é de músicos nativos ou atuantes em Arapiraca, prestigiando o ouro da casa. A escalação é a seguinte: Barba de Gato, Carlos Malta, Casa da Mata, Chau do Pife, Cicah Trio, Clube do Jazz, Derico, Divina Supernova, Félix Baigon, Fernanda Guimarães, Fernando Nunes, Gato Negro, Ítalo França, Janú, Joatan Nascimento, Júnior Almeida, Ricardo Lopes Trio, Wado. Forrozeiros vários estão convocados. A programação contará ainda com a participação especial de um dos maiores violonistas do Brasil, o arapiraquense Fernando Melo.
ATIVIDADES EDUCACIONAIS são destaques no Festival Hermeto Pascoal, através de oficinas e cursos, voltadas para o público em geral, mas centradas na oferta de vagas para estudantes da rede pública de ensino em Arapiraca e região. Na pauta educativa constam: Vivência Musical, com Carlos Malta e Chau do Pife; Workshop de Guitarra, com Ricardo Lopes; Prática de Conjunto, com Félix Baigon e Clube do Jazz; Workshop de Bateria, com Maglione Santos. Esse segmento de formação musical, presente em eventos do tipo, terá vinculação especial com a política educativa levada adiante pela prefeitura de Arapiraca, cujo elemento físico mais visível é o Conservatório Musical Hermeto Pascoal.
FERNANDO MELO, o violonista, é bom destacar, levará para o festival uma parcela de sua obra inédita “Suíte Alagoana”, trabalho de fôlego que, em sua formatação completa, será objeto de turnê específica por várias cidades de Alagoas. Desde os tempos de seu grande sucesso como integrante do Duo Fel, em meio a turnês nacionais e internacionais, inclusive acompanhando Hermeto Pascoal, Fernando sempre buscou aprofundar suas raízes musicais alagoanas, trabalho autoral de onde se destaca a trilogia “Forró de Violão”, produzida no ano 2000, quando o violonista arapiraquense reuniu suas pesquisas, suas criações, e suas parcerias locais, tendo como base o universo forrozeiro.
ALAGOAS TERÁ, em resumo, um evento de nível internacional em torno da memória de um dos maiores músicos do século XX, o nome brasileiro de maior prestígio mundial nos últimos 30 anos. Algo digno, em qualidade, do bruxo Hermeto Pascoal e de sua obra universalmente aclamada.
    
