Posts

Arapiraca e suas obras no 101º aniversário de fundação

Por Enio Lins 02/10/2025

ARAPIRACA, AMANHÃ, inaugura seu Centro de Convenções. Evento anunciado para 17 horas, ponto alto na agenda pelo 101º aniversário da fundação da cidade. Na abertura, apresentação da Orquestra Sinfônica da UFAL, sequenciada pelo primeiro evento no novo local: o 2º Conecta Contábil ASCONTAL, que terá como um dos palestrantes o futurista e estrategista digital Pedro Cortella, filho do filósofo Mário Sérgio Cortella.

13 OBRAS FAZEM PARTE
da programação pelos 101anos da Capital do Agreste, donde se destacam “a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Senador Teotônio Vilela, o trecho de 450 metros da Ciclovia do Trabalhador no bairro Santa Edwiges, o Ginásio Poliesportivo João Paulo II, um centro de convívio urbano e a biblioteca digital Arapiraquinha no bairro Jardim Esperança, entrega da pavimentação de ruas nos bairros Guaribas e Verdes Campos”, informa o jornalista Davi Salsa, da Comunicação municipal.

VISITANDO O NOVO ESPAÇO
nas vésperas da entrega, nota-se a grandeza da edificação. Coisa digna do orgulho arapiraquense, ressalte-se. O espaço contempla, como descreve o texto da prefeitura, “salão de exposições, salas de conferências, banheiros, lanchonetes, amplo estacionamento e um centro de convívio urbano com paisagismo, num dos mais belos cartões-postais da cidade, o Largo da Perucaba”. Para quem viu o largo terreno desocupado ao lado do Planetário (obra de administração anterior de Luciano Barbosa), ver a grandiosidade do Centro de Convenções no ponto de ser entregue ao uso, é – indiscutivelmente – algo impactante. Mas mais importante, a meu ver, é a estratégia de utilização da área construída.

LUCIANO BARBOSA
, prefeito e estrategista de comprovada competência administrativa e política, ex-secretário estadual de Educação (além de outros tantos postos públicos de relevância), sempre mirou na importância de uma formação educativa de amplo espectro, integrativa e massiva, para além das obrigações pedagógicas usuais, formais. Sua aposta nas jornadas de tempo integral, e de larga abrangência cultural, se reflete no conceito do Centro de Convenções, obra concebida para funcionar cotidianamente atendendo ao público estudantil arapiraquense, com programações em sincronia com as escolas municipais, e destacadamente os centros de ensino integral. Apto para receber quaisquer eventos típicos aos centros de convenções (congressos, seminários, exposições...), o complexo no Largo da Perucaba tem como âncora a própria demanda educacional – pública e privada – da cidade, e isto é um grande diferencial.

COMO PARTE DESSA CONCEPÇÃO 
estratégica, a secretária municipal de Cultura, Mônica Nunes, além de anunciar o planejamento de uma agenda de atividades culturais no Centro de Convenções, aponta para a ampliação dos equipamentos públicos de grande porte no mesmo perímetro urbano do Largo da Perucaba, onde será construído o Teatro Municipal de Arapiraca, projetado para ocupar quatro mil metros quadrados de área, com capacidade para receber 1.200 pessoas. Os dois espaços serão vizinhos, mas estarão disponíveis para agendas independentes, podendo e devendo abrigar eventos paralelos simultaneamente, ou articulados quando necessário. Sobre essa questão da política cultural da Prefeitura de Arapiraca voltaremos noutro dia, pois a pauta é reforçada e merece uma abordagem específica. Aguardem carta.

PARABÉNS PARA ARAPIRACA
por mais essa conquista a ser entregue amanhã. Parabéns para Luciano Barbosa e sua equipe pela objetividade política, largueza estratégica e rigor no planejamento e na execução do planejado. Parabéns ao do deputado federal Daniel Barbosa e ao senador Renan Calheiros, que viabilizaram recursos para sua construção. Voltaremos à temática arapiraquense em muito breve, por ser exemplar, diversificada, e profundamente cidadã.

Charges