Posts

Dr. Milton Hênio, ícone da medicina e do humanismo em Alagoas

Por Enio Lins 19/09/2025

MILTON HÊNIO NETTO DE GOUVEIA será homenageado hoje pela Assembleia Legislativa de Alagoas com a Comenda Tavares Bastos, a mais antiga e prestigiada honraria daquela casa. A indicação foi da deputada Fátima Canuto, aprovada por unanimidade e convite chancelado pelo presidente do Poder, deputado Marcelo Victor. A solenidade está confirmada para 10 horas desta sexta-feira.

MÉDICO, ESCRITOR, COMUNICADOR
, Dr. Milton Hênio é sinônimo de muitas competências. O nome dele significa pediatria, literatura, solidariedade, informação, cultura... Não é à toa que em torno dele funciona, senão a única, a mais longeva e mais atuante confraria tendo como mote uma pessoa. O grupo “Amigos de Dr. Milton Hênio” – presidido pelo médico, intelectual e professor Ricardo Nogueira – realiza, há muitos anos, religiosamente, reuniões mensais com a presença do patrono e de dezenas de aderentes, num café-da-manhã onde se debatem questões culturais.

“COM MAIS DE 60 ANOS DE DEDICAÇÃO
à pediatria, Dr. Milton Hênio tem 88 anos de vida, é um nome reconhecido em Alagoas por cuidar de mais de 200 mil crianças ao longo de sua carreira. Formado em 1962, se tornou um patrono da pediatria local, sendo figura presente na vida de gerações de alagoanos. Sua dedicação é tamanha que, não raro, ele atende netos e bisnetos de seus primeiros pacientes” resume texto assinado pelo jornalista Edmilson Teixeira no site www.tribunahoje.com.br. É fato: o mais renomado pediatra alagoano cuidou de gerações consecutivas em até três graus de descendência, coisa rara em qualquer lugar do mundo. Aposentou-se depois de seis décadas de trabalho diário, intenso, atendendo crianças de todas as faixas sociais.

UMA DAS CONTRIBUIÇÕES
mais importantes de Dr. Milton Hênio à saúde pública infantil é a popularização, a coletivização, de informações úteis através dos veículos de comunicação de massa. Esse trabalho soma 40 anos de verdadeiras consultas à distância, conselhos preventivos através de programas de rádio e televisão, artigos periódicos – jornada de trabalho essa contabilizada apenas na presença do pediatra nas pautas da Organização Arnon de Mello (quadros fixos na TV Gazeta e nas Rádios Gazeta, artigos dominicais na Gazeta de Alagoas e na Gazetaweb). Isso sem considerar as contribuições dele noutros espaços de mídia e palestras. Orientações disseminadas para milhares de famílias, e que possibilitaram ações curandeiras para um número incalculável de crianças.

MINHA CONVIVÊNCIA
de mais de 30 anos com Milton Hênio – desde os tempos da editoria-adjunta da Gazeta, quando recebia e editava seus artigos dominicais, até os dias atuais, na condição de integrante da citada confraria de amigos, passando por mais de uma década de acompanhamento às consultas periódicas de Enzo, meu filho mais novo – me permite testemunhar sobre o extremo cuidado profissional dele para com todas as crianças, independente da condição social. Vi seu atendimento generoso, gratuito, a quem dele precisava; presenciei ônibus que chegavam de cidades interioranas com pacientes (recebidos em dias específicos para isso). Assisti as atenções dele para com os familiares aflitos, sempre tranquilizador e educativo. Perdi a conta de depoimentos que ouvi sobre “casos perdidos” resolvidos por ele, e sobre suas qualidades “mágicas”, do tipo “bastou tocar na criança e já identificou o problema”. Isto posto, resta parabenizar à deputada Fátima Canuto, ao presidente da Assembleia, Marcelo Victor, aos deputados e deputadas que aprovaram essa homenagem.

Doutor Milton Hênio – Miltinho, como lhe chamam os mais próximos –, você faz jus a essa e a mais quantas homenagens tenha recebido ou venha receber. Parabéns por sua obra de seis décadas de batente pela saúde infantil.

Charges