Posts
Educação como Pedra Angular de Delmiro Gouveia, e sua quinta edição

AMANHÃ, 28, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos lançará a quinta edição de “Delmiro Gouveia e a Educação na Pedra”, publicação que se transformou, como gostava de salientar o saudoso Moacir Medeiros de Sant’Ana, num “livro-ferramenta” – ou seja, uma obra que, versando em fontes primárias e/ou secundárias, se converte ela própria em fonte para novas pesquisas, assumindo um papel fundamental no campo da educação e na construção de novos estudos sobre tema determinado.
EDVALDO NASCIMENTO é o autor de “Delmiro Gouveia e a Educação na Pedra”, e o resumo de seu currículo, o qualifica como “Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com estágio de Doutoramento intercalar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Especialização em Psicopedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Especialização em História de Alagoas pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL); Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor da rede municipal e estadual de ensino no município de Delmiro Gouveia/AL. Atualmente coordena o Grupo de Estudo Oeste Alagoano (GEOAL)”.
MERECE MAIS ALGUMAS linhas de apresentação o camarada Edvaldo: é um delmirense da gema, embora tenha sido dado à luz causticante de setembro, na cidade baiana de Paulo Afonso. Por uns tempos, aos sete anos de idade, residiu com sua família em Recife, mas retornou para a caatinga de origem e fincou raízes (profundamente) na antiga Vila da Pedra. Naquela histórica urbe alagoana exerceu agitada militância desde os tempos de adolescente, como líder estudantil secundarista, e – na sequência – por várias legislaturas, eleito e reeleito vereador pelo PCdoB. A partir da primeira década do século XXI, centrou seus esforços na pesquisa e na reprodução do saber sobre os temas alagoanos e sertanejos, preservando Delmiro Gouveia como epicentro de seu trabalho acadêmico. Tornou-se um filiado à escola do notável Luiz Sávio de Almeida (1942/2023) profícuo e revolucionário educador que teve como um dos objetivos de vida encaminhar à formação superior (no mais alto nível) novas mentes promissoras em Alagoas.
SOBRE O LIVRO, INFORMA a Imprensa Oficial Graciliano Ramos: “A nova edição incentiva a reflexão sobre a história de Delmiro Gouveia, explorando sua relação com a educação na antiga cidade da Pedra. Por meio de uma pesquisa detalhada, o autor evidencia o legado do empresário, que aliou desenvolvimento econômico e investimento em educação. A obra conta com revisões e ampliações do conteúdo original, incluindo novos documentos e descobertas”, acrescentando uma fala do autor, Edvaldo Nascimento: “O livro estava esgotado há algum tempo e havia grande demanda pelo seu relançamento. Esta edição traz algumas novidades que os leitores vão gostar de conhecer, além de ampliar a difusão dessa história para outros lugares”. Maurício Bugarim, diretor-presidente da Imprensa Oficial, avalia que “o livro representa um marco na preservação da memória histórica local. É uma obra que nos permite compreender a importância de Delmiro Gouveia, e demonstra, através de suas realizações nesse segmento, como a educação foi e continua sendo um pilar fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade”.
COLOQUE EM SUA AGENDA: Noite de Autógrafos da 5ª edição do livro “Delmiro Gouveia e a Educação na Pedra”, a partir das 18 horas de sexta-feira, 28 de março, no restaurante e espaço de eventos Casa de Mãinha, Rua de Sá e Albuquerque (antigo armazém Trapiche Novo, ao lado da Associação Comercial), Jaraguá, em Maceió. O lançamento é promovido pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, em parceria com a Secretaria de Comunicação de Alagoas e o Shopping da Vila de Delmiro Gouveia. Entrada franca.