Posts

Começa amanhã a Mostra CESMAC de Quadrinhos Alagoanos

Por Enio Lins 17/11/2024

Manoel Messias de Mello nasceu em Maceió. Viveu e trabalhou em São Paulo (onde morreu, aos 90 anos, em 1994). Foi um quadrinista notável, dedicado a temas que variavam das aventuras típicas de heróis e heroínas de ficção e à temática educativa/histórica. Usava o nome artístico de Messias de Melo. Sua vida e obra estarão no centro da Mostra CESMAC de Quadrinhos Alagoanos, evento que será aberto amanhã, segunda-feira, 18 de novembro. A homenagem tem dupla motivação, em termos de datas: marcará os 120 anos de nascimento do artista e os 30 anos de sua morte.

Aula Magna em Janeiro

Emerson Magalhães, vinculado ao Instituto IDEAL, professor alagoano e pesquisador das Histórias em Quadrinhos, o maior conhecedor do trabalho de Messias de Mello, exporá uma amostra de sua coleção de obras do grande quadrinista. No começo do próximo ano, quando da abertura do ano letivo do CESMAC, Emerson vai ser o protagonista de uma Aula Magna sobre a vida e obra do grande quadrinista. A data será definida oportunamente e marcará o encerramento da mostra.

Vivendo dos quadrinhos

Em 1927, aos 23 anos, Messias parte para São Paulo, atendendo a chamamento de seu irmão Agnelo Mello, poeta e intelectual, mais conhecido pelo pseudônimo de Judas Isgorogota. Retorna à Maceió, de passagem, em 1931, para se casar com a namorada Eurídice Sampaio, igualmente artista plástica (sua parceira em muitos projetos gráficos). O casal se estabelece na capital paulista, onde dedicam-se a trabalhar e viver do talento artístico de ambos. Tiveram quatro filhos, um deles o prestigiado desenhista e produtor de desenhos animados Daniel Messias. E tem muito mais, mas só em janeiro, na Aula Magna do Emerson.

Abertura na segunda
Nesta segunda-feira, às 19 horas, a Mostra CESMAC de Quadrinhos Alagoanos será inaugurada na Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes, antecedida por uma mesa-redonda com a temática “O Mundo Mágico dos Quadrinhos”. Rua Cônego Machado, Farol. Eventos abertos ao público.

Charges