Posts

15 de julho: em 1381, na Inglaterra, o líder da revolta camponesa é executado

Por Enio Lins 15/07/2024
Fotos: John Ball em meio à revolta camponesa

John Ball, padre contestador e um dos líderes da grande revolta camponesa, condenado à morte por isso, é enforcado no dia 15 de julho de 1381. A execução foi assistida pelo próprio rei inglês.

LÍDER CONTESTADOR
Nascido em data incerta por volta do ano de 1338, na Inglaterra, John Ball ficou conhecido como pregador religioso que defendia a igualdade social. Sua popularidade crescente e suas teses “subversivas” o colocaram em conflito com a nobreza e com a as autoridades da igreja. Os registros da época indicam que ele foi preso por três vezes por defender tais ideias. Tria sido excomungado, mas não existem comprovações dessa exclusão dos quadros da igreja católica. O fato é que, a partir de 1366, ele foi proibido de falar em público e todas as pessoas foram proibidas de ouvirem suas pregações – ordem descumprida por ele e por boa parte da população, pois suas palavras contestatórias, radicais, e o talento de se expressar, inclusive em rimas, agradavam especialmente os mais pobres.

REVOLTA NO CAMPO
Quando a grande revolta dos camponeses começou na Inglaterra, em junho de 1381, John Ball estava preso na cadeia de Maidstone. A prisão foi invadida pelos rebeldes para o libertar e colocá-lo numa posição de liderança junto à revolta. Sua pregação aos moradores de Kent, popularizada pelo discurso conhecido como “Quando Adão lavrava [a terra] e Eva fiava, quem era o senhor feudal?”, ficou conhecida pelos séculos seguintes. Ball teria defendido a execução dos lordes e senhores feudais ingleses, e teria liderado a ousada invasão à Torre de Londres para prender o arcebispo de Cantuária, Simon de Sudbury.

EXECUTADO
Com a derrota da rebelião, John Ball foi preso na região de Coventry, onde se refugiou. Condenado à morte por enforcamento seguido de esquartejamento, sua sentença capital foi executada na presença do rei da Inglaterra, Ricardo II.

Charges