Posts
17 de junho: em 1631, Mumtaz Mahal morre e seu mausoléu se tornará célebre

Morta durante seu 14º parto, a imperatriz-consorte do Império Mogol, Mumtaz Mahal, recebe do marido, o imperador grão-mogol Shan Jahan (Xá Jeã), um mausoléu que se transformará numa das referências principais da arquitetura mundial. O Taj Mahal levou 21 anos para ser construído, tendo mobilizado cerca de 20 mil trabalhadores, entre 1632 e 1653. O monumento está situado em Agra, na Índia, e é classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e, em 2007, foi rotulado como uma das “sete maravilhas do mundo moderno”.
MONUMENTO EXCEPCIONAL
Reza a história que o projeto teria sido desenhado pelo próprio Shan Jahan, que trouxe de várias outras nações operários especializados e artistas plásticos para a construção do monumento, ricamente finalizado com mármore branco e elementos decorativos incrustrados com pedras semipreciosas, sendo a cúpula ornada com fios de ouro. A obra está localizada na cidade de Agra, na Índia, nas margens do rio Yamuna.
RESUMO DA VIDA
Mumtaz Mahal nasceu em 1593, viveu 38 anos, era da nobreza muçulmana de origem persa e se chamava Arjumand Bano Begum, mudando de nome ao se casar com o imperador Shah Jahan, em 1612. Ele tinha outra esposa, mas Mahal era considerada a predileta, atuava como conselheira do marido e o acompanhava em todos os atos importantes, inclusive nas batalhas. Quando morreu, em trabalho de parto, estava ao lado de Jahan numa campanha militar na província de Burhanpur.
TRAGÉDIA FAMILIAR
Shan Jahan, 5º grão-mogol, está enterrado ao lado de Mumtaz Mahal, mas seu fim de vida não foi nada feliz. Adoentado e sem condições de seguir governando, em setembro de 1657 indicou Dara Shikon, muçulmano liberal e seu primogênito com Mahal, como sucessor. Porém, o sexto filho do casal (terceiro vivo à época), Auranguezebe, mulçumano radical, se rebelou contra a escolha e entrou em guerra sucessória, vencendo as tropas do escolhido. Auranguezebe executou Shikon e seus outros irmãos que pudessem reivindicar o trono, depôs o pai e o manteve preso até sua morte em janeiro de 1666.
Leia mais em
https://www.everest-ayurveda.pt/historia-de-mumtaz-mahal-3691
https://pt.wikipedia.org/wiki/Taj_Mahal