Posts

10 de junho: em 1692, é executada a primeira condenada por bruxaria em Salem

Por Enio Lins 10/06/2024

Bridget Bishop, aos 30 anos de idade, é enforcada sob a acusação de ser bruxa. A execução ocorre na cidade de Gallows Hill, Massaschusetts, em 10 de junho de 1692, como parte dos famigerados julgamentos das “Bruxas de Salem”.


Bridget era olhada com despeito pela população conservadora da região por ser tida como mulher independente. Enviuvara jovem, por duas vezes, casando-se uma terceira vez. Contra ela pesava uma acusação de bruxaria feita 12 anos antes, por seu segundo marido, Thomas Olivier, que a denunciou como “má esposa e que teria conversado uma note toda com o diabo”.

Considerado a ocorrência de histeria coletiva mais conhecida na história ocidental, o caso da Bruxas de Salem resultou numa sequência de julgamentos entre fevereiro de 1693 e maio de 1694, com mais de 200 pessoas acusadas por “bruxaria”, resultado em 30 condenações à morte e vinte penas capitais executadas. Além de Bridget, outras 18 pessoas foram enforcadas (13 mulheres e cinco homens), uma senhora idosa foi executada por lapidação (apedrejamento) e um idoso foi executado por esmagamento. Mais seis pessoas condenadas morreram na prisão.

Nos séculos posteriores as vítimas tiveram suas memórias reabilitadas. Em 2016, a Universidade da Virgínia anunciou a identificação, em Salem, do local exato onde os 19 enforcamentos foram realizados. Nesse sítio, o Proctor's Ledge Memorial foi construído pela cidade em homenagem às vítimas do terror fundamentalista.

Charges