Posts
5 de janeiro: em 1822, o Governo da América Central se une ao México

5 DE JANEIRO DE 1822 – Criado logo após a independência do Reino da Espanha, o Primeiro Império Mexicano recebe a adesão dos países que compunham o Governo da América Central (formado pelas atuais Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua), constituindo-se assim numa grande nação com mais de cinco milhões de km².
Todos haviam sido colônias espanholas, estrutura desbaratada com a invasão de Napoleão à Espanha, em 1808. A partir desse acontecimento, foram pipocando os processos de independência de áreas até então sob o controle de Madrid. Entre janeiro de 1822 e julho de 1823, México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua compuseram um único país – monárquico – com governo central na Cidade do México. O Primeiro Império Mexicano teve Agustín de Iturbide como imperador.
Em 1823 o sonho “criollo” acabou. Agustin I foi deposto (fuzilado em 1824, aos 40 anos), os centro-americanos declaram sua independência do México e proclamaram-se República Federal da América Central, estado uno que durou até 1839, quando estilhaçou-se nos citados cinco pequenos países contemporâneos.