Posts
4 de janeiro: em 1810, Dom João cria a Academia Real Militar

4 DE JANEIRO DE 1810 – Dom João, príncipe regente de Portugal, Brasil e Algarves, assina a Carta Régia criando a Academia Real Militar, instituição que oficialmente substituiria duas outras com o mesmo nome: Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho (uma em Lisboa, outra no Rio de Janeiro).
Dona Maria I, Rainha de Portugal, padecia de problemas mentais e estava impedida de governar desde 1792, e seu filho Dom João tocava o bonde da realeza lusitana, mas ainda não havia sido declarado Rei, pois sua mãe, oficialmente, não havia sido declarada louca e seguia dona da coroa. A insanidade da monarca só viria a ser oficializada em 1816.
Sucessivamente, a Academia Real Militar se transformaria na Imperial Academia Militar (1822), Academia Militar da Corte (1832), Escola Militar (1840), Escola Central da Praia Vermelha (1858), etc. Finalmente, a partir de 1951, foi renomeada como Academia Militar das Agulhas Negras, e segue como a principal instituição de ensino superior militar no Brasil.