Posts
28 de dezembro: em 1943, os canadenses derrotam os nazistas na Itália

28 DE DEZEMBRO DE 1943 – Vitória da 1ª Divisão de Infantaria Canadense sobre a 1ª Divisão de Paraquedistas Nazistas, a temível Fallschimjäger (“Paraquedistas-caçadores”, em tradução livre demais). A batalha, considerada curta e feroz para os critérios assustadores da II Guerra Mundial, foi travada na cidade italiana de Ortona.
País discreto em termos militares, o Canadá é visto com distinção pela atuação de suas tropas na Batalha de Ortona. Na luta pelo controle da cidade italiana, apesar de vitoriosas, as forças canadenses tiveram 1.375 soldados mortos e 964 feridos, contra 867 nazistas mortos, feridos ou presos. 1.300 civis morreram por conta desse recontro.
Sobre a tropa nazista Fallschimjäger, a Wikipédia nos diz que ainda em 1943, “participaram da Operação Carvalho para resgatar Benito Mussolini de sua prisão e em 1944 participariam na Batalha de Monte Cassino na Itália, onde ocuparam os escombros e estabeleceram excelentes posições defensivas entre as ruínas resultando em altas baixas das forças do aliados” e que “atualmente, compreendem algumas das unidades de elite do Exército da República Alemã” – Ih, que perigo da peste!