Posts
22 de dezembro: em 1920, surge o 1º plano plurianual no mundo

22 DE DEZEMBRO DE 1920 – Aprovado, pelo 8º Congresso dos Sovietes de Toda a Rússia, o primeiro Plano de Desenvolvimento Econômico, cujo foco era a eletrificação de todo o país como base para vencer o atraso industrial herdado do czarismo. É o primeiro instrumento deste tipo - planejamento estatal amplo numa economia nacional - no mundo moderno.
Conhecido através da abreviatura da “Comissão do Estado para Eletrificação da Rússia” (GOELRO, na tradução da sigla russa para o inglês), o projeto foi supervisionado pelo próprio Vladmir Ilyich Lênin, principal entusiasta da ideia de beneficiar todas as regiões russas com a energia elétrica. Iniciativa, segundo ele, capaz de “elevar o nível de cultura no campo e superar, mesmo nos cantos mais remotos da terra, o atraso, a ignorância, a pobreza, a doença e a barbárie” e que “Comunismo é o poder soviético mais a eletrificação de todo o país”.
No fim do período czarista, a Rússia produzia 1,9 bilhões de kWh e a meta do plano soviético era alcançar 8,8 bilhões de kWh até 1930, objetivo alcançado em 1931 e que avançou para 13,5 bilhões de kw/h em 1932, alcançando 48 bilhões de kWh em 1940. O sucesso do planejamento soviético tornou popular no mundo capitalista a ferramenta dos planos plurianuais para economia e desenvolvimento, em uso até hoje.
Durante muitos anos, mesmo depois da morte de Lênin (em 1924), a luminária mais popular na União Soviética era conhecida como “Lâmpada de Ilyich”, e até uma versão comemorativa – com o perfil do fundador da URSS – foi largamente produzida nos anos 50.
Leia mais em https://br.rbth.com/historia/86540-como-os-bolcheviques-eletrificaram-urss-tempo-recorde