Posts

17 de outubro: em 1806, assassinado o proclamador da independência do Haiti

Por Enio Lins 17/10/2023

17 de outubro de 1806 – Jean-Jacques Dessalines, ex-escravo, proclamador da independência do Haiti, é assassinado. Ele havia sido combatente ao lado de Toussaint Louverture (1743/1803), o maior líder da luta pela emancipação haitiana - dupla luta: pelo fim da escravidão e pela autonomia em relação à França.

Toussaint Louverture, também ex-escravo, liderou a grande insurreição dos cativos negros na ilha de Saint Domingue, colônia francesa, entre 1791 e 1801, quando tomou o poder e libertou os escravos, mas apostou em manter o vínculo com Paris, acreditando nos ideais da Revolução Francesa. Napoleão, entretanto, determinou sua deposição e prisão, em 1802.

Jean-Jacques Dessalines, um de seus generais, seguiu o caminho do líder, venceu as tropas francesas e proclamou a independência, em 1º de janeiro de 1804, mudando o nome do lugar para Haiti. Dois anos depois foi traído e assassinado por dois de seus subordinados. A ilha revolucionária foi redividida em duas bandas (Haiti e São Domingos) e a pobreza e opressão se reinstalaram – até hoje – nos dois pedaços.

Charges