Posts
15 de setembro: em 1944 o primeiro grande contingente da FEB vai à Guerra

15 de setembro de 1944 – Sob o comando do general Mascarenhas de Moraes, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) manda seu principal contingente para a frente de combate da II Grande Guerra Mundial, coroando a participação iniciada em julho do mesmo ano.
Desde o início da II Guerra, em 1939, o governo Vargas manteve o Brasil oficialmente neutro, embora a notória simpatia da ditadura do Estado Novo fosse para com os Nazistas, chegando inclusive a entregar a comunista alemã Olga Benário, judia e esposa de Prestes, à Gestapo (grávida, ela foi executada depois de ter a criança). Comenta-se que os submarinos alemães circulavam com desenvoltura pela costa brasileira e se abasteciam livremente de água potável e gêneros alimentícios em nosso litoral.
Hábil negociador, Vargas articulou com o governo americano uma série de vantagens (como a construção da Companhia Siderúrgica Nacional) para entrar na guerra ao lado dos aliados e concordar com a instalação de bases militares ianques nos Nordeste brasileiro.
Antes da FEB partir para a Itália, entretanto, brasileiros já estavam engajados nos combates na Europa, através de militantes comunistas – como Apolônio de Carvalho e Jacob Gorender – que serviam como voluntários na luta contra o fascismo desde a Guerra Civil Espanhola.
Leia mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_Expedicion%C3%A1ria_Brasileira