Posts
13 de setembro: em 1987 acontece o acidente radioativo em Goiânia

13 de setembro de 1987 – Acidente atômico (radiológico) em Goiânia, quando um objeto radioativo é encontrado por catadores de lixo dentro de uma clínica abandonada na capital de Goiás e desmontado como peça de ferro-velho.
Relata a Wikipédia que “desmontado e repassado para terceiros, gerou um rastro de contaminação, afetando centenas de pessoas. (...) foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares, além de ser considerado também o maior incidente envolvendo uma fonte radioativa desde sempre”.
O mecanismo continha Césio-137, cuja radiação, sob rigoroso controle de segurança, era usada para fins de radioterapia. Ao ter sua capsula de proteção quebrada, o produto passou a contaminar quem nele tocava ou mesmo se aproximava.
Segundo a Associação das Vítimas do Césio-137, até o ano de 2012, quando o acidente completou 25 anos, 104 pessoas haviam morrido pela contaminação, decorrente de câncer e outros problemas, e cerca de 1.600 tiveram a saúde afetada.
Leia mais em [https://oglobo.globo.com/brasil/post/2022/09/o-que-houve-com-vitimas-do-acidente-com-cesio-137-em-goiania-ha-35-anos.ghtml]