Posts
30 de agosto: no ano 70 os romanos derrotam a Revolta Zelote

30 de agosto de 70 – As tropas romanas conduzidas por Tito encerram o Cerco de Jerusalém, derrotando a revolta judaica dos Zelotes e destruindo o Segundo Templo, remodelado e ampliado por Herodes, o Grande (rei judeu entre 37 a.C. e ano 1) e cujo vestígio emblemático contemporâneo é o Muro das Lamentações.
Conhecida também como a Grande Revolta Judaica, a insurreição sacudiu a então província da Judéia contra a ocupação romana iniciada em 63 a.C., depois da conquista da área através do general Pompeu. Quase um século depois dessa anexação, no ano 66, revoltados com o poder romano por conta de questões religiosas e altos tributos, os nativos judeus se rebelaram sob o comando de um grupo conhecido como Zelotes.
O final da revolta foi trágico, com as ocorrências posteriormente relatadas por Yosef ben Mattityahu, rebelde judeu capturado vivo e que, em seguida, assimilado pelos romanos, mudou seu nome para Flávio Josefo, tornou-se alto funcionário de Roma e historiador conceituado, sendo autor dos clássicos livros “A Guerra dos Judeus”, escrito em 75, e “Antiguidades Judaicas”, datado do ano de 95.
Na internet não falta material sobre esse acontecimento, podendo ser pesquisado o tema a partir do verbete https://pt.wikipedia.org/wiki/Fl%C3%A1vio_Josefo