Posts
29 de agosto de 1825: Brasil e Portugal assinam o Tratado do Rio de Janeiro
29 de agosto de 1825 – assinado o Tratado do Rio de Janeiro, documento através do qual Portugal reconhecia formalmente a independência do Brasil, encerrando a fase de conflitos ente grupos lusitanos e no primeiro governo independente brasileiro.
Apesar da independência brasileira ter sido feita em comum acordo entre a maioria das elites de Portugal e do Brasil, uma minoria das elites portuguesas se opôs ao “acordão” e vários confrontos foram acontecendo desde o “Grito do Ipiranga”.
A mesma família – Bragança – continuou ocupando os dois tronos e seguiu mandando nos dois países (ao contrário da independência americana, onde as elites dirigentes passaram a ser distintas e verdadeiramente autônomas), inclusive com o retorno de Pedro de Alcântara (Pedro I no Brasil e Pedro IV em Portugal) ao trono no velho mundo.
O Tratado do Rio de Janeiro, assinado entre pai e filho (João VI e Pedro I) foi traçado pela diplomacia inglesa que, por sua vez, assegurou seus próprios privilégios tanto no Brasil como em Portugal. E o tesouro brasileiro foi, novamente, espoliado pelo pagamento de indenizações por sua independência.

