Posts
25 de julho: em 1797, Lorde Nelson perde uma batalha, um olho e um braço

25 de julho de 1797 – Horatio Nelson, o mais famoso almirante britânico, é derrotado na batalha naval pela conquista de Tenerife (na Espanha). Mais de 300 marinheiros ingleses morreram, e o próprio comandante perdeu um braço e um olho.
Segundo os relatos do combate, ao ter o úmero destroçado por um projétil, Nelson foi caminhando até a enfermaria e exigiu que lhe fosse logo amputado o braço para que ele pudesse voltar para a luta, onde perderia também o olho direito. Recuperado, passou a usar a manga vazia laçada num botão da casaca, e esse símbolo (faixas horizontais coroadas por um círculo) passou a ser incorporado às fardas de oficiais também de outros países.
Lorde Nelson morreu em combate, em 21 de outubro de 1805, aos 47 anos, na Batalha de Trafalgar, quando foi alvejado por um projétil que lhe partiu a coluna. A peleja foi vencida pelos ingleses, ampliando a fama do líder morto na luta. O nome se espalhou pelo mundo. Até virou denominação de badalado bar em Maceió, no bairro de Jaraguá, perto do Porto.
Leia mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/Horatio_Nelson