Posts

13 de julho: em 1640, os jesuítas são expulsos da vila de São Paulo

Por Enio Lins 13/07/2023
Por se oporem à captura e escravidão de índios, os jesuítas foram expulsos de São Paulo
Fotos: Por se oporem à captura e escravidão de índios, os jesuítas foram expulsos de São Paulo

13 de julho de 1640 – Expulsão dos padres jesuítas da povoação de São Paulo pelo fato desses religiosos serem contra a escravidão dos índios no Brasil.
Desde 2 de julho daquele ano que os padres haviam recebido a intimação para deixarem o povoado, e se recolher ao Rio de Janeiro, até uma decisão ser tomada. Os paulistas estavam furiosos com os jesuítas por estes insistirem na aplicação do “breve” do Papa Urbano VIII, documento que proibia a escravidão dos indígenas brasileiros.
Naquele Brasil, com menos de 200 anos de colonização, a base da economia paulista era prear índios, transformando-os em escravos numa prática com alto nível de mortalidade para os cativos, pois os nativos não entendiam nem se adaptavam ao trabalho forçado.
Sete anos depois, a expulsão dos padres jesuítas seria revertida com uma anistia dada pelo Conselho Ultramarino, ao mesmo tempo em que a escravidão dos africanos (iniciada por volta de 1550) se ampliava rapidamente e se consolidava como a principal forma de superexploração do trabalho cativo em terras brasileiras.

Charges