Posts

4 de julho: em 1776, os Estados Unidos declaram sua independência

Por Enio Lins 04/07/2023

4 de julho de 1776 – Declarada a independência dos Estados Unidos da América, em resolução adotada pelo Segundo Congresso Continental, reunindo 13 colônias britânicas.

Segundo as cartilhas do marxismo clássico, esta é uma das três revoluções que marcam o início da chamada época contemporânea e/ou o início do capitalismo em sua fase mais avançada, marcando o fim do período colonial moderno.

As outras duas seriam – pela visão marxista – a Revolução Industrial Inglesa (antes, a partir de 1780, segundo Hobsbawm) e a Revolução Francesa (depois, em 1789). O mundo atual se baseia nesses três pilares, segundo essa turma do Karl.

Cinco líderes americanos foram escolhidos para escrever a declaração: Thomas Jefferson (autor do primeiro esboço), Benjamin Franklin, John Adams, Robert Sherman e Robert Livingston.

Aí o pau quebrou, pois a Inglaterra não aceitou sem mais nem menos e partiu pra cima das 13. Foram cinco anos de guerra aberta, até que em 19 de outubro de 1781, depois da batalha de Yorktown, o Império Britânico pegou o boné e deu no pé – mas Londres só reconheceu a independência americana em 1783, com o Tratado de Paris.

Leia mais em:

https://www.todamateria.com.br/independencia-dos-estados-unidos/
https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/independencia-dos-eua.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Independ%C3%AAncia_dos_Estados_Unidos

Charges