Posts

27 de junho: em 1844 o criador da religião Mórmon é assassinado

Por Enio Lins 27/06/2023

27 de junho de 1844 – Joseph Smith Jr., criador da vertente religiosa Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) é assassinado, quando se encontrava preso numa cadeia da cidade de Carthage, estado de Illinois, Estados Unidos.

Smith criou um credo novo, baseado no que afirmava serem suas visões, citando a Bíblia, mas com toda uma história inovadora sobre a presença ancestral no continente americano de uma tribo perdida de Israel e sua descendência. Um relato sagrado contaria essa trajetória: o Livro de Mórmon.

Rapidamente, a pregação mística de Smith Jr. avançou (especialmente em direção ao Oeste americano) e cresceu como potência econômica religiosa e ascendente força política, multiplicando-se em população - e assustando por sua capacidade reprodutora por conta da poligamia adotada pelo grupo. 

Praticando uma ousada política de recolhimento e distribuição dos dízimos, posicionando-se contra a escravidão, vivendo em comunidades fechadas, os Mórmons foram cada vez mais chamando a atenção. Smith chegou a aventar sua candidatura para a presidência dos Estados Unidos. Mas disputas internas fragmentaram o movimento, que - além do mais - sofria da perseguição de outras denominações cristãs tradicionais.

No auge desses conflitos, Joseph e seu irmão Hiram são presos. Um grupo adversário invade a delegacia e assassina ambos. O movimento Mórmon se embrenha mais no sentido Oeste, desbravando a região e se instala no atual estado de Utah, onde Brigham Young, sucessor de Smith, se torna o primeiro governador daquele território, em 1851.

Hoje, a Igreja dos Santos dos Últimos Dias é uma das mais prósperas denominações religiosas do mundo e se encontra espalhada em todo globo.

Mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%B3rmon

Charges