Posts

6 de junho: em 1985, identificada a ossada do nazista mais procurado

Por Enio Lins 06/06/2023
Mengele: Oficial-médico SS, escondido com nome falso, e seu destino final em Embu
Fotos: Mengele: Oficial-médico SS, escondido com nome falso, e seu destino final em Embu

6 de junho de 1985 – Exumados, , no cemitério de Embu das Artes/SP, sob grande expectativa internacional, os restos mortais de um imigrante europeu. Os exames de DNA comprovam que o cadáver era de Josef Mengele, o mais célebre oficial-médico nazista.

Josef Rudolf Mengele nasceu em 1911, na Alemanha, formou-se em Medicina, e obteve Doutorado em Antropologia pela Universidade de Munique. Se engajou no exército nazista, integrando a temível tropa de elite SS. Ficou célebre como o “Anjo da Morte”, atuando no campo de concentração de Auschwitz, onde praticava experiências sádicas, a título de “pesquisa científica” em vítimas prisioneiras de origem judaica. Tinha predileção por experimentações torturantes em gêmeos, estudando a similitude de reações à dor e a medicações esdrúxulas aplicadas simultaneamente – sem anestesia.

Mengele fugiu de Auschwitz antes da chegada do Exército Vermelho. Seu destino foi desconhecido por 40 anos, embora todas as indicações apontassem para a América do Sul como refúgio. Usando a identidade de Wolfgang Gerhard, morreu afogado na praia de Bertioga, São Paulo, em 1979. Em maio de 1985, quarenta anos depois do fim da II Grande Guerra, a família de Mengele, na Alemanha, decidiu encerrar o assunto e informou o paradeiro do “Todesengel” ("anjo da morte", em alemão).

Mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/Josef_Mengele
e https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47142678

Charges