Posts
5 de maio: em 1260 Cublai Cã é coroado monarca mongol

5 de maio de 1260 – Cublai Cã se torna monarca mongol e, duas décadas depois, consegue ocupar toda a China e se proclamar imperador chinês, criando a dinastia Yuan. Ficou popular no ocidente por conta dos relatos de Marco Polo (1254/1324).
Neto de Gengis Cã, Cublai (1215/1294) estendeu seus domínios desde a atual costa chinesa, no Pacífico, até os Montes Urais, a Sibéria e o Afeganistão. Era aficionado pelo conhecimento geral e pela cultura chinesa no particular, tendo convocado mais famoso monge budista em sua época, Haiyun, para ser um de seus mestres, além do acadêmico Zhao Bi, procurando somar ensinamentos de várias origens. Nessa toada, entre 1271 e 1294, acolheu em sua corte o mercador veneziano Marco Polo.
Em 1295, Marco Polo retorna à Veneza, mas é preso por envolvimento numa revolta local. Na cadeia, relata a um companheiro de cela – Rusticiano de Pisa – suas lembranças dos 24 anos vividos junto da administração da China. Em 1298, Rusticiano edita um livro com essas memórias, manuscrito que se torna um sucesso na Europa, popularizando as figuras do aventureiro veneziano e do monarca chinês.