Posts

24 DE FEVEREIRO: em 1582, Gregório XIII determina um novo calendário

Por Enio Lins 24/02/2023
Papa Gregório XIII, pela pintora Lavinia Fontana (1552/1614)
Fotos: Papa Gregório XIII, pela pintora Lavinia Fontana (1552/1614)

24 DE FEVEREIRO DE 1582 – Estabelecido o calendário que a esmagadora maioria do mundo usa até hoje, através da bula pontifícia Inter Gravissimas, devidamente rubricada pelo Papa Gregório XIII, e publicada para corrigir erros na contagem dos dias.

A nova tabela dos dias do ano viria posteriormente a se chamar Calendário Gregoriano e está em uso desde então, substituindo o Calendário Juliano, usado desde 46 a.C., que homenageava Júlio Cesar em sua denominação e, por sua vez, havia substituído o Calendário Romano, em vigor desde (aproximadamente) 753 a.C.

As formas de marcar os dias dentro do ciclo anual natural variaram muito desde que se descobriu que as estações climáticas se repetiam dentro de um ciclo estável. Saber o momento certo para plantar, para colher, para fazer uma viagem sem se congelar na neve, enfim, saber quais dias seriam de verão, inverno, outono e primavera era uma questão de sobrevivência humana. Várias formas de mapeamento anual foram tentadas e praticadas com relativo sucesso, como se pode ler no excelente livro “Calendário”, de David Ewing Duncan.

Essas formas antigas de marcar o tempo, porém, esbarravam em dois ciclos distintos, ambos influenciando a vida terrestre. O tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol e o período que a Lua gasta para girar em torno da Terra são diferentes e as contas não fechavam nunca com precisão.

Os avanços do conhecimento astronômico, só possíveis depois da invenção da escrita e do desenvolvimento da matemática, foram aperfeiçoando a marcação dos dias ao longo do ano. Destarte, em termo de calendários ocidentais, o (atual) Gregoriano foi um avanço em relação ao anterior, Juliano, por sua vez, um avanço em relação ao Romano.

Bom, pelo calendário em vigor, quando Gregório XIII cravou sua digital no papiro da bula, a data era antiga e não a nova, óbvio. O registrado, posteriormente, como 24 de fevereiro de 1582 de acordo com o novo processo, era, no momento da assinatura papal, o “sexto dia das Calendas de Março do ano da Encarnação do Senhor de 1581”. Entenderam?

Leia mais em: 

https://www.calendarr.com/brasil/calendario-gregoriano/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_gregoriano

Charges